Quem sou eu

Minha foto
Apóstolo de Cristo, Doutor em Teologia. Secret.Geral do Conselho Apostólico Brasileiro. Presidente da RAMC-Brasil, Rede Apostólica de Ministérios Cristãos, Presidente da Comunhão Cristã - Igreja Apostólica. Vice-Presidente para o Brasil da CONELA - Confederação Evangélica Latino Americana.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

CASAMENTO NOS TEMPOS DE JESUS




Entendendo o arrebatamento através do casamento judaico!


O glorioso futuro do crente

Nosso Senhor era judeu, e Ele fazia coisas como um judeu. Frequentemente, se consultarmos as leis e costumes judaicos, vamos achar muitos motivos para atitudes tomadas pelo nosso Senhor.

Vamos considerar aqui os costumes judaicos relativos ao matrimônio. Obviamente esses costumes variavam de nação para nação e de tempos em tempos. Inclusive no mundo de hoje, vemos diferentes padrões sendo acrescentados à cerimônia de casamento, em diferentes países. Os judeus tem sua maneira peculiar, baseados na velha aliança, e o Senhor, como veremos, seguiu essas tradições e peculiaridades quando escolheu sua noiva!

Devemos primeiramente notar que entre os judeus, não existe tal coisa como namoro, ou corte, como observamos hoje em dia. Casamento para eles era uma matéria legal, estabelecida por contrato e, levada adiante por procedimentos lícitos e exatos. Esse procedimentos existem hoje, de varias formas na cerimônia das bodas judaicas, e nos tempos de Jesus, isso era muito mais complexo e fascinante.

Quando um jovem judeu nos tempos de Jesus, encontrava a mulher que queria ( ou a mulher que seu pai dizia que ele queria), ele deveria se aproximar dela com um contrato de matrimônio. Ele deveria ir a casa dela com uma proposta – com um acordo legal e verdadeiro – dando os termos pelos quais ele estava propondo o casamento. O mais importante a ser considerado no contrato, era o preço que o noivo estaria disposto a pagar, para desposar aquela noiva em particular.

Então o noivo deveria pagar esse valor. E devemos mencionar que esse valor não era “qualquer valor”, modesto e barato, mas ele deveria expressar o grande custo que aquele item “a noiva” lhe traria – essa era a ideia. O jovem não deveria se iludir que estaria adquirindo algo que não lhe fosse dispendioso – comprando barato. Ele deveria pagar caro, pela noiva que escolhesse.

Quando esse assunto estava encerrado, o noivo deveria partir. Ele deveria fazer um breve discurso à sua noiva dizendo: “Eu vou preparar lugar para você”, e ele deveria retornar à casa de seu pai. De volta à casa do pai, ele deveria construir para ela uma câmara de núpcias, uma pequena suíte, na qual eles teriam sua futura lua de mel.

Devemos notar que esse era um empreendimento complexo para o noivo. Ele deveria realmente edificar um aposento separado da casa de seu pai. A suíte nupcial deveria ser linda – ninguém passa a lua de mel em “qualquer lugar”, e ali deveria haver provisões estocadas, pois noiva e noivo deveriam permanecer sete dias ali dentro ( sete anos para a Noiva de Jesus!). Esse projeto de construção tomaria praticamente um ano, e o pai do noivo deveria ser o juiz sobre quando a obra estaria terminada. (Nós podemos ver a lógica nisso – obviamente se fosse atribuído ao noivo, ele faria qualquer coisa e logo iria correndo buscar a garota!). Mas o pai do noivo, que já havia passado por isso na vida, e estava menos ansioso, deveria dar a palavra final sobre a obra estar terminada, e liberar o noivo para ir tomar sua noiva para si.

Por sua vez a noiva, estaria obrigada a esperar pacientemente. Ela deveria gastar tempo em preparar seu enxoval, e estar pronta quando o noivo chegasse. A tradição mandava que ela deveria ter consigo uma lâmpada de óleo, em caso do noivo chegar em altas horas da noite escura, pois ela deveria estar pronta para viajar de um momento para outro, assim que solicitada. Durante esse longo período de espera, ela deveria ser conhecida como “consagrada”, “separada” e “comprada por preço”. Ela era verdadeiramente uma “Senhora à espera”, mas não havia dúvida sobre o retorno do noivo. Algumas vezes o jovem poderia se ausentar por período realmente longo, mas obviamente, ele tinha pago um alto preço por sua noiva, e apesar de haverem outras mulheres disponíveis, ele certamente voltaria por sua escolhida, com a qual havia celebrado contrato.

A Noiva, nesse período de espera, deveria usar um véu, sempre que saísse de casa, a fim de que outros jovens soubessem que ela estava comprometida, e assim não se aproximariam dela com outra oferta de casamento. (Hoje a Noiva de Cristo deve se apresentar com um “véu”, “um posicionamento” – aqueles que não compreendem nossa aliança com o Senhor, tentarão nos oferecer outros contratos, que violariam aquele que fizemos com nosso Noivo. Ela deve resistir aos que ofereçam traições e aguardar por aquele que pagou o preço por ela!)

Quando o ano vai passando, a noiva deve convocar suas irmãs e suas melhores amigas, e todos os demais que deveriam ir com ela para as bodas, quando da chegada do noivo. E todos deveriam ter suas lâmpadas com óleo prontas! Se nessa altura alguém, vendo o noivo trabalhando para concluir sua câmara nupcial pergunta-se a ele: “Quando será o grande dia?” Ele teria que responder: “Só meu pai sabe”!

Finalmente, a câmara nupcial ficaria pronta, e o noivo deveria então convocar seus jovens amigos, para acompanha-lo na jornada ansiosa em busca da noiva. O grande momento chegou, e o noivo está mais que preparado, disso podemos ter certeza. Ele e seus amigos deveriam entrar pela noite, tentando de tudo para fazer a maior surpresa para a Noiva.

E essa é a parte romântica – todas as noivas judias eram “roubadas”. Os judeus tinham um entendimento especial do coração das mulheres. Que êxtase e aventura para ela, ser abduzida, tomada durante a noite, não por um estranho, mas pelo que a amou tanto que pagou alto preço para tê-la.

Na casa da Noiva, as coisas deveriam estar prontas! Pra ter certeza, que a noiva teria a maior surpresa, pois o noivo tentaria chegar à meia-noite, enquanto ela dormia. Mas as lâmpadas de óleo deveriam estar prontas, e o véu deveria estar à mão. E enquanto ela dormia vestida de noiva, ela deveria ser surpreendida com a chegada do Noivo, e pronta para seguir com Ele.

Agora, existem regras a serem observadas quanto aos sentimentos de uma mulher. O Noivo não poderia simplesmente arrancá-la de casa dormindo, pois é obvio que ela estaria dormindo com bobs nos cabelos! Na verdade, quando a turma de jovens amigos do Noive se aproximava da casa dela, eles eram obrigados a dar a ela um sinal. Alguém naquela turma deveria dar um grito!

Quando a Noiva ouvisse aquele grito, ela saberia que seu Noivo chegaria em mais alguns momentos. Ela teria tempo para acender sua lâmpada, tomar seu enxoval, e sair com ele. Suas irmãs e suas amigas, que quisessem assistir às bodas, também deveriam ter suas lâmpadas prontas. Ninguém poderia andar pela noite escura, no terreno rochoso de Israel, sem carregar uma lâmpada!

Dessa forma os jovens, deveriam entrar na casa, e levar as moças consigo. O pai da Noiva, deveria olhar a situação com outros olhos, verificando se aquele era realmente o rapaz que havia contratado o matrimônio, e acompanhando a saída do grupo. As pessoas do povoado certamente seriam acordadas de seu sono, devido à alegria nas vozes dos jovens carregando sua lâmpadas e fazendo festa pelas ruas, e todos ficariam sabendo das bodas que estavam acontecendo. Hoje, ouvimos carros buzinando, mas naquele tempo, eles viam as lâmpadas clareando a noite escura. Os que observavam, talvez não identificassem a Noiva, pois ela continuava usando o seu véu. Mas ela voltaria às mesmas ruas uma semana mais tarde, com o Noivo, e então não estaria mais usando véu. Com o retorno da Noiva junto de seu Noivo, todo povo saberia quem realmente havia se casado, e entenderiam o verdadeiro significado daquelas bodas.

Quando o grupo chegasse à casa do pai do noivo, a noiva e o noivo deveriam entram na câmara nupcial, e trancar a porta! Ninguém mais poderia entrar. O pai do noivo, enquanto isso, deveria receber os convidados para as bodas, seus amigos, e estarem prontos para celebrar o novo matrimônio. Já que o casamento duraria sete dias ( até que noiva e noivo saíssem da câmara de núpcias), o trabalho era de grande monta. Ocasionalmente os anfitriões poderiam ficar sem vinho para servir, como lemos em João 2.

Mas as celebrações não começavam imediatamente. Primeiro, o matrimônio deveria ser consumado. Os judeus eram um povo sujeito a muitas leis, e a lei declarava que noiva e noivo deveriam se tornar um só, antes do casamento ser reconhecido. Dessa forma – um dos amigos do noivo – que chamaríamos hoje padrinhos, deveria ficar à porta da câmara, aguardando o sinal da voz do noivo. Quando o matrimônio fosse consumado, o noivo deveria anunciar ao padrinho à porta, e este deveria anunciar as boas novas aos convidados. Então as comemorações começavam, e deveriam durar toda a semana!

No final da semana, a Noiva e o Noivo deveriam fazer sua tão aguardada aparição, para a celebração e o brinde de todos presentes. Haveria então um delicioso jantar, a ceia das bodas, a qual conhecemos como a festa do casamento para honrar o novo casal. Nesse momento a noiva se apresenta sem o véu, pois agora ela já é uma mulher casada, e todos deveriam conhecer quem era a eleita do noivo. O novo casal e todos os convidados deveriam então encerrar a semana desfrutando de uma magnifica festa.
Após a ceia das bodas, a noiva e o noivo deveriam partir, não permanecendo mais tempo na casa do pai do noivo. Eles por outro lado, deveriam agora ir para sua própria casa, preparada de antemão pelo noivo. ( A noiva de Cristo ficará por sete anos no céu, na casa do Pai do Noivo, e então retornar com o Noivo e ocupar o Reino que Ele preparou para eles)

Quando Noiva e Noivo viajam de volta pelo povoado, todos os habitantes percebem quem eram os noivos e onde eles passarão a morar desde então.

Esta é a cerimônia completa do casamento judaico na época de Cristo, em toda sua glória.



153 comentários:

  1. Muuuuito bom...
    Só gostaria de saber a fonte de onde esse estudo foi feito, como vc conseguiu essas informações a respeito do casamento Judeu.

    Deus o abençoe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus abençoe, por este verdadeiro ensino sobre ritual do casamento judaico no tempo de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, mim ajudou muito em compreender, o texto bíblico do evangelho de Mateus 25.

      Excluir
    2. Prezado Ap. Arles

      A explicação dum típico casamento judaico é ótima!
      PORÉM, o grande problema da sua interpretação escatológica é apenas uma inferência de uma tese e não uma evidencia de textos bíblicos que a sustentem. Essa interpretação por inferência não toma em conta a perspectiva ontológica (importantíssima e chave) do que acontecerá realmente na segunda vinda de nosso Senhor.

      Segundo as Escrituras o casamento entre Cristo e a Igreja se concretiza nas nuvens, NÃO NO CEU, no preciso momento da glorificação dos corpos dos santos; visto que nesse exato “Dia do Senhor” (2 Tessalonicenses 2:1,2; 2 Pedro 3:10), após os sinais astronômicos da escuridão do sol, da lua, e das estrelas, Ele aparecerá com poder e grande gloria cavalgando nas nuvens e enviara aos seus anjos para nos recolher junto dele (arrebatamento) (Mateus 24:29-31; Marcos 13:24-27) e ali “nas nuvens” (1 Tessalonicenses 4:17); seremos resucitados e transforados com novas “vestes incorruptibles” (1 Coríntios 15:52,53). Esta será a atmosfera solene da união conjugal da chamada “chupá” judaica ou câmera nupcial.

      Logo se incorre num erro grave de interpretação surreal e “romântica fantasiosa” e sem logica nenhuma no real contexto biológico e histórico judaico; me refiro quando se pensa que os noivos poderiam ser aguardados pelos convidados até 7 dias até que eles (os noivos) consumassem o matrimonio (ter sexo). Só pense no fato simples da vida real: dois noivos jovens apaixonados e cheios de hormônios! Não tem cabimento esse pensamento! (desculpe apóstolo é com muito respeito!).

      continua parte 2

      Excluir

    3. Num casamento judaico real o matrimônio deveria ser consumado E após essa união conjugal (que não demorava muito não, tal vez umas horas) logo ENSEGUIDA os noivos se apresentavam diante dos convidados e se adentrava com grande alegria na celebração das bodas. A festa propriamente dita, poderia duravam até sete dias, isto no caso que os noivos tivessem boas condições econômicas pois nunca deveria faltar o vinho (símbolo da alegria do Espirito). AGORA BEM, TODOS os registros judaicos antigos nos falam que a entrada no reino milenar está atrelada no significado profundo dos sete dias da Festa de Sucot ou Tabernáculos, onde o Rei e a Torá “faram o o seu tabernáculo” (Cristo a Palavra Viva) entre o seu povo e reinara sobre “as setenta nações” (isso é pensamento judaico!).
      De modo que num contexto judaico e bíblico, as BODAS DO CORDEIRO se realizam NA TERRA e não no céu! Todo o período do reinado milenar é simbolicamente um cumprimento das bodas, na medida que os santos remidos e glorificados como “nova humanidade” nos sentaremos à mesa do banquete Senhor, semelhantemente como aconteceu nos dias esplendorosos do rei Salomão onde todos os vasos eram de ouro (figura e prenuncio do reino de Cristo e do esplendor dos seus servos). Não há uma só texto ou menção nas Escrituras que as bodas do Cordeiro ocorrem no céu, isso e pura imaginação e inferência da tese de Nelson Darby.

      FINALEMNTE LEIA E MEDITE NO SALMO 45, pois de acordo com a tradição hebreia, a noiva é uma rainha e, o noivo, é um rei. O salmista, revela poeticamente que nesse Dia vindouro, todos admirarão ao verdadeiro rei dos judeus, isto é, ao Messias Jesus de Nazaré (João 19:19; Mateus 16:16); porquanto ele é “o mais formoso dos filhos dos homens”, ou “dos homens o mais notável”; “visto que Deus o abençoou para sempre [lhe dando o reino eterno e] à sua direita [estará] a noiva real enfeitada de ouro puro de Ofir” (Salmos 45:2, 9 NVI). Outras versões traduzem “a rainha ornada de finíssimo ouro de Ofir” (ACF). O salmo também descreve a majestade e graça de um rei que cavalga esplendoroso em corte para rainha revestida de ouro de Ofir o qual é símbolo da natureza divina com a qual os nossos corpos serão revestidos nas nuvens! O SENHOR VEM DESCENDO ATE POUSAR OS SEUS PES NOS MONTE DAS OLIVEIRAS PARA REINAR (numa só e unida segunda vinda, assim como ensinaram os padres da Igreja). Este cântico representa uma típica cena nupcial, desenvolvida numa ESFERA TERRANAL onde os convidados estão na terra (Salmos 45:16-17) Veja: “Em lugar de teus pais estarão teus filhos; deles farás príncipes sobre TODA A TERRA. Farei lembrado o teu nome de geração em geração; por isso os povos te louvarão eternamente.” (Salmos 45:16,17). Acaso a IGREJA GLORIFICADA NÃO REINA NA TERRA? Os convidados são o que restarem das nações que olharam admirados ao rei e a rainha glorificados. SE NOS SOMOS A NOIVA Cadê os convidados no céu! São os anjos? (não bate).

      Excluir
    4. Conto todo respeito, ele só está narrando o casamento judeu e não uma interpretação teológica esse é o problema dos fanáticos teológicos, claro que Cristo usou uma parte do costume, mas não todo o costume e outra o natural é totalmente diferente do espiritual, quando a bíblia diz lança o teu pão sobre as águas não está referindo literalmente a pão menos meu querido...

      Excluir
    5. @Lucio concordo com você, esses caras que se acham cheios de conhecimentos teólogicos, vem ai fazer estes comentarios desnecessários. Melhor pra ele ter ficado calado.

      Excluir
    6. Só acho interessante que na parábola são dez virgens e não dez noivas, era comum no casamento chamarem as virgens como dama de honra, e por essa razão elas estavam no caminho a espera do noivo e não na sua casa esperando o noivo. Confirmando assim as a outra parábola em Mateus 22.9 em que os convidados rejeitaram o convite e nós fomos convidados a participar das bodas. Convidado não noiva.

      Excluir
    7. A fonte detalhada é importante ... Não basta citar genericamente.

      Excluir
  2. Sensacional, maravilhoso este estudo. Deveria realmente ser ministrado em nossas igrejas a respeito de matrimônio aos nossos jovens casais e como entender o casamento da igreja terrena com Senhor Jesus Cristo, pois aí se vê claramente o arrebatamento desta.
    Nós temos que amar e orar por este povo de todo o nosso coração.
    Glória ao Senhor por isto.

    ResponderExcluir
  3. Só faltou escrever que era poligâmico, e não monogâmico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amado, mesmo que na época existissem vários casamentos poligamicos o evento era individual.

      Excluir
    2. À luz das Escrituras, o casamento poligâmico foi motivo de decadência e problemas na vida de muitos homens. Está claro que na Nova Aliança o padrão monogâmico foi apresentado como modelo pelo Senhor e pelos apóstolos. Além disso, para o propósito deste estudo muito bem elaborado, devemos lembrar que Cristo desposou uma única igreja, que não é a instituição romana, mas aquela que é fruto da comunhão daqueles que foram lavados e remidos pelo sangue do Cordeiro: a igreja de Cristo, que é o seu corpo, que vive em santidade aguardando o retorno do Senhor.

      Excluir
    3. Não. Não era polígamo! A poligamia era um costume pagão que o povo hebreu absorveu. Nunca foi plano de Deus a poligamia, no entanto, ele tolerou esse costume por muito tempo. Não é porque Deus tolera nossos pecados que Ele chancela. Deus tolera um mentiroso, por exemplo, mas isso não é plano nem vontade de Deus.

      Excluir
    4. Entao se era pecado, solamao, davi, jaco, abraao dentre outros perderam a salvação por estarem em pecado?

      Excluir
    5. Não! o número 10 é representativo, ele trata-se de totalidade. Ou seja, Jesus virá para todos independente se estiverem preparados ou não!

      Excluir
  4. nossa o senhor Deus seja louvado. fiquei maravilhado com este estudo sempre procurei fontes que falava sobre o casamento judeus de antigamente mais nunca achava por que eu tinha uma breve interpretaçao sobre esta parabola que nunca era igual a tudo que ouvia a respeito dela pois eram comentarios vagos agora sim testificou o que Deus estava me mostrando aleluia. muito obrigado que Deus abençoes todos voces para a gloria de Deus pai e donosso senhor e libertador Ieshua.

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde! gostaria de saber se os casamentos realizados nas igreja pentecostais estão conforme a nova aliança de jesus cristo. A duvida é Jesus cristo nunca realizou celebração de casamento ele participava das festais.aguardo uma resposta a respeito a minha duvida obg.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O primeiro milagre de Jesus foi numa festa das bodas tranformando água em vinho

      Excluir
  6. Sem palavras... estou maravilhada com estas informações era tudo o que eu precisava saber!!! Deus abençõe!

    ResponderExcluir
  7. Respostas
    1. eu também gostaria de saber as fontes ou a fonte. é importante confirmar o fundamento do que aprendemos.

      Excluir
  8. Muito esclarecedor, porém, Doutor, ficaria mais completo se as fontes fossem citadas, como convém que seja. De qualquer forma ajudou minha pesquisa.

    ResponderExcluir
  9. Costurou.e.remendou.textos.para.dar.vazão.a.um.suposto.arrebatamento.parece.que.o.teólogo.está.preparado.para.mentir.legal/eu.não.sei.onde.tirou.que.a.igreja.vai.passar.7anos.no.céu./tem.muitas.coisas.que.ele.não.cita.para.não.contradizer.a.religião./tenham.cuidado.com.teólogos.pq.esse.papo.arrebatamento.secreto.nao.é.antigo.os.crentes.primitivos.não.criam.assim.pois.o.texto.diz.que.sua.volta.será.tão.clara.quanto.o.relâmpago.nos.céus.a.muito.tempo.teólogos.adulteraram.o.texto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você parece que nunca leu a Bíblia por completo, não sabe que em Tessalonissenses está escrito que a vinda do Senhor Jesus será um encontro com os crentes nos ares, ou seja, nas nuvens. Ou então você é daqueles que honram mais a criatura ao criador, quando valoriza mais os escritos dos homens que saão baseados em seus próprios pensamentos do que baseados nos pensamentos de Deus.
      "6Porque o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, à voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. 17Depois nós, os que ficarmos vivos seremos arrebatados juntamente com eles, nas nuvens, ao encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor." Esta é a primeira etapa da segunda vinda de Cristo, quando o Senhor levará a igreja para as bodas do cordeiro e lá em cima nos ceús, no Tribunal de Cristo, serão galardoados os crentes que trabalharam com amor aqui na terra.Romanos 14:10-12 diz: “Pois todos havemos de comparecer ante o tribunal de Cristo... De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus.” II Coríntios 5:10 nos diz: “Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal.” É claro que este tribunal ocorrerá no céu: "E, se alguém sobre este fundamento levanta um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, 13a obra de cada um se manifestará; pois aquele dia a demonstrará, porque será reveldada no fogo, e o fogo provará qual seja a obra de cada um. 14Se permanecer a obra que alguém sobre ele edificou, esse receberá galardão. 15Se a obra de alguém se queimar, sofrerá ele prejuízo; mas o tal será salvo todavia como que pelo fogo".

      Excluir
    2. Ótimo texto, quem quiser mais fontes procure o site chabad ou o Rav.more ventura no youtube.

      Excluir
    3. Bom vc precisa entender q o qrrebatamento ocorrerar em duas etapas a primeira ele vem em secreto para a igreja.e depois vem com a igreja. Aonde todo olho vera

      Excluir
    4. Bom pessoal, aí é enchegar de mais sobre 2 arrebatamentos em nenhum lugar na bíblia está escrito que existem dois nem tão pouco 7 anos.
      Muito bem estruturado o assunto, mais vamos com calma na conclusões. Primeiro não tem nada de secreto na volta de Jesus todos os textos que fala sobre a volta de Jesus fala de trombeta, de alarido, som de trovão. Segundo o contrato que Jesus fez com a sua noiva foi exatamente na sua primeira vinda aqui a terra que pagou o grande preço da morte na cruz por sua noiva. O que está prestes a acontecer é a segunda vinda ou seja para buscar a sua noiva, ( quando o noivo no caso do casamento Judaico vem para buscar a noiva isso não acontecia em cilensio ). Só pra finalizar o Apocalipse fala de 1000 anos e não 7 anos. Vamos estudar a bíblia meu povo e não fazer leituras superficiais. Meu povo perece por falta de conhecimento.

      Excluir
    5. Amado, a Bíblia fala que cristo voltará para buscar sua noiva, e isso se dará num abrir e fcharf de olhos, leia Mateus 24. Em Apocalipse fala da grande tribulação, onde reinará o anticristo, serão 7 anos, nesse período a igreja ja estará com Cristo, nos céus. Qdo o Senhor voltar para julgar os reinos aí sim todo olho verá, e se dará em Jerusalém. Leia o Livro de Daniel Ezequiel, Isaias e estude as profecias sobre o arrebatamento, e vc vai ver q está tudo acontecendo. Cristao que nao crê no arrebatamento vai pro inferno e não verá a Cristo. Jesus está voltando, guarda o que tens para que ninguém roube a tua coroa. Ap. 3,11.

      Excluir
    6. A respeito dos sete anos, é verídico. Será o tempo da grande tribulação . Mas não foi dito que a igreja só passaria 7 anos. Pois, será eternamente. Porém , antes disso haverá intervalos, em que a igreja descerá na terra...

      Excluir
    7. Ninguém precisa ficar discutindo a Bíblia, nós temos que está preparado pra tudo,vamos pregar pregar o arrependimento muitas almas estão se perdendo Jesus vai vir nos buscar na hora certa só vigiem,jejuem e ore viva em santidade,pregue a salvação é tempo de se converter.

      Excluir
    8. Estou lendo tanta abobrinha aqui! Leia a Bíblia mas peça a Deus entendimento, discernimento e revelação. A biblia em parte nenhuma mostra um segu d arrebatamento. Aquilo que diz a Bíblia, todo o olho o verá, será quando jesus vier junto com a igreja arrebatada lufar contra os homens a favor de Israel na guerra do armagedom. Presta atenção para não falar bobagens!

      Excluir
  10. Sem citar fontes como se pode dar credibilidade a um artigo. Qualquer doutor sabe disso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com relação a fonte temos a Torá e talmud. Tá bom ou querem mais?

      Excluir
  11. Respostas
    1. Pelas leis judaicas o contatro ja fazia parte da celebracao ate o rito final.

      Excluir
  12. PARABÉNS PELO ESTUDO POSTADO, ABRIU A MINHA MENTE QUANTO A ESSA PARÁBOLA.
    DEUS SEJA LOUVADO.

    ResponderExcluir
  13. bem explicado em parte ! mais queria ler e ouvir melhor outros detalhes, pra que fique mais claro o assunto

    ResponderExcluir
  14. http://www.pt.chabad.org/library/article_cdo/aid/618841/jewish/O-Casamento-Judaico.htm

    neste blog tem muitas informações condizentes com a postagem ajuda enteder melhor as afirmações acima citadas

    ResponderExcluir
  15. O estudo é bem interessante! E fiquei tocado com as perguntas sobre as referências, e é bem simples estão todas na palavra de Deus! O melhor estudo a fazer agora é fazer uma leitura no minimo diária da palavra de Deus desde o inicio! Mas segue uma ajudinha: Ct. 3:11; Is 61:10;Gn 29.22;Jz 14.10 (referências!)

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Maravilhoso! excelente comentário. Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  18. Olá! Parabéns pelo estudo. Gostaria muito de saber das fontes das informações que foram usadas, se possível, por favor?

    ResponderExcluir
  19. muito bom serve de edificação para o povo de DEUS, DEUS TE ABÉNÇOE

    ResponderExcluir
  20. muito bom serve de edificação para o povo de DEUS, DEUS TE ABÉNÇOE

    ResponderExcluir
  21. gostei muito me ajudou bastante para o estudo sobre as bordas do cordeiro. deus continui lhe abeçoado

    ResponderExcluir
  22. gostei muito me ajudou bastante para o estudo sobre as bordas do cordeiro. deus continui lhe abeçoado

    ResponderExcluir
  23. Várias pessoas pedindo a fonte para os estudos, por que você não dá a fonte?

    ResponderExcluir
  24. Hoje qualquer um que usa terno é gravata e coloca uma biblica debaixo do braço se auto intitula Apóstolo! Lamentavél

    ResponderExcluir
  25. Hoje qualquer um que usa terno é gravata e coloca uma biblica debaixo do braço se auto intitula Apóstolo! Lamentavél

    ResponderExcluir
  26. A paz do senhor jesus a todos, em primeiro lugar quero parabenizar este amado irmão por este tão importante artigo e deixar um recado para estas pessoas que querem conhecer Jesus de ouvir falar dele,não seria melhor vove conhecer jesus por andar com ele? (como voce conhece-lo por andar com ele?) simples... examine as escritura marcos 12:24,, o amado irmão estudou e pesquisou bastante para nos esclarecermos o tão grande significado das bodas do cordeiro e tantas vezes jesus por ser judeu usava muitos costumes judeus para explicar uma parábola, eu apreciei singularmente este estudo depois de já ter estudado alguma coisa relacionada e muito ou tudo do que o amado irmão citou bate com o que estudei anteriormente.. por tanto aos que estao exigindo a fonte que tal deixar a preguiça de lado e pesquisar outras fontes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei muito do estudo e do seu comentário, as pessoas critícam bastante... exigem fontes... a melhor fonte é a biblia e segundo procurem outras fontes como o amado fez... tbm pesquisei e tudo que estudei bate da mmesma forma aqyui explicada.

      Excluir
  27. Muito bom o texto , nos ajuda a entender melhor a parábola das dez virgens e outras nuances pertinentes aos costumes judaicos. Senti falta da fonte.

    ResponderExcluir
  28. Muito bom o texto , nos ajuda a entender melhor a parábola das dez virgens e outras nuances pertinentes aos costumes judaicos. Senti falta da fonte.

    ResponderExcluir
  29. Muito bom, me emocionei...
    Porém na nossa cultura existe o namoro, esta certo? Ou devemos respeitar as tradições judaicas?

    ResponderExcluir
  30. Muito bom, me emocionei...
    Porém na nossa cultura existe o namoro, esta certo? Ou devemos respeitar as tradições judaicas?

    ResponderExcluir
  31. Realmente é muito forte oque fizeste (estudo) não se preocupe com criticas "pois sempre haverá um pra criticar" porém concentra-se e prossiga para o alvo que é mostrar a verdade, ainda ha mas coisas lá na frente que virão a melhor entendimento. Quanto aos demais, por favor não critique antes de pesquisar e investigar. E que a todos Deus abençoe

    ResponderExcluir
  32. Realmente é muito forte oque fizeste (estudo) não se preocupe com criticas "pois sempre haverá um pra criticar" porém concentra-se e prossiga para o alvo que é mostrar a verdade, ainda ha mas coisas lá na frente que virão a melhor entendimento. Quanto aos demais, por favor não critique antes de pesquisar e investigar. E que a todos Deus abençoe

    ResponderExcluir
  33. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  34. Muito bom mesmo apóstolo, que Deus continue te abençoando. Amém

    ResponderExcluir
  35. muito bom e emocionante,qoiste e todas as mensaqem foram estraidas de biblia

    ResponderExcluir
  36. Existem pessoas que são invejosas e soberbas querem uma prova pra ver se de fato o moço comentarista é capaz de tamanha envergadura, um dia perguntaram de onde vinha tamanha sabedoria de jesus sendo ele ainda criança e sem ter estudado. o fato é que querem diploma e não sabedoria se vemos que esta claro pelas escrituras tudo o que foi ensinado.

    ResponderExcluir
  37. mas de acordo com apocalipse a igreja não ficará 7 anos no céu e sim 1000 anos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A igreja governará por 1000 anos aqui na terra, com Cristo.

      Excluir
  38. mas esse estudo é muito forte pois DEUS falou no meu coração fiquei todo arrepiado que DEUS seja louvado

    ResponderExcluir
  39. mas de acordo com apocalipse a igreja não ficará 7 anos no céu e sim 1000 anos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1000 anos vai fica os que nao subirão no arrebatamento,que vai ser o período que satanas ficará preso,e cristo reinara por um milênio.
      Depois satanás será solto para enganar as naçoes conseguira e então vira o armagedom e o senhor jesus esmagara a cabeça do diabo,besta e do falso profeta todos os demônios e os seguidores do inimigo.
      Depois serao lançados no lago que arde com fogo e enxofre a morte eterna

      Excluir
    2. Interessante... a igreja fica 7 anos e os que não sobem ficam 1000? Que loucura hein!

      Excluir
    3. A igreja ficará com Cristo no Céus durante 7 anos na bodas e recebendo galardão (recompensa por seu trabalho), enquanto isso na terra satanás estará reinando (Daniel e Apocalipse) fala a respeito... até porque satanás incorporado no anticristo terá que dar uma explicação sobre um sumiço de um povo que dizia ir pro céus... aí como ele é especialista em mentira (enganar), vai dizer que extra terrestre levaram um povo ignorante... já o milênio será na terra ao fim dos 7 anos onde o Senhor virá com o cavalo branco onde td olho o verá, prenderá satanás e iniciará o milênio, onde se cumprirá a palavra dizendo que nós reinaremos com ele, inclusive diz a bíblia que a nova Jerusalém é uma cidade quadrada e descerá e estará a vista de tds, não apoiará sobre a terra o que indica que se retornaremos com Cristo e o seu trono estará na nova Jerusalém, teremos acesso a ela... e diz a bíblia que satanás estará preso por mil anos e depois disso será solto para provar os remanescentes, ou seja, aqueles que nascerem durante estes mil anos... o que é mais do que justo, visto que os que nasceram antes do milênio foram provados...

      Excluir
  40. Estou impactada com tudo isso Deus lhe abençoe

    ResponderExcluir
  41. Forte o estudo que o Senhor Jesus seja louvado!

    ResponderExcluir
  42. A paz a todos amodos,eu entendo que o importante do conteúdo e a pesquisa que foita"como era um casamento nos tempos de Jesus.e isso foi muito bem explicado,bate com outras pesquisas que fiz,se alguém deseja saber a fonte deveria também buscar,estudar,se esforçar um pouquinho com certeza encontrá tudo que precisa. E que Deus ti abençoe meu irmão continue assim. Fique na paz

    ResponderExcluir
  43. http://www.morasha.com.br/leis-costumes-e-tradicoes/o-casamento.html

    Mais um pouco de fontes

    ResponderExcluir
  44. http://www.abiblia.org/ver.php?id=804&id_autor=2&id_utente=&caso=perguntas

    ResponderExcluir
  45. Certamente o melhor amigo do noivo e da noiva, o Espírito Santo, tem trazido aos nossos corações o desejo de conhecermos as verdades a respeito do projeto do Pai para as nossas vidas, mostrando-nos, através desse estudo, que estamos muito próximos do retorno de Seu filho amado para nos buscar e ter-nos junto a Ele através do arrebatamento. portanto vigiemos e mantenhamos nossa vida em ordem porque, o dia vem em que aquele que espera verá e se alegrará no cumprimento de tudo o que foi escrito pelos profetas e apóstolos a respeito do tempo do fim.

    ResponderExcluir
  46. Apóstolo Arles. Muito obrigado por postar este estudo. Precisamos muito, como igreja, conhecer mais sobre noivado e casamento nos tempos bíblicos. São eles base para nossas famílias hoje. Deus o abençoe.

    ResponderExcluir
  47. Sinceros parabéns pelo estudo. Excelente!!

    ResponderExcluir
  48. parabens gostaria de saber quem critica tem algo pra oforecer ou so acosar qual seria o seu papel aqui

    ResponderExcluir
  49. Muito bom,JESUS PERFEITO,AO COMPARAR SUA IGREJA COMO A NOIVA E ELE O NOIVO,QUE VALOR O NOIVO DA A NOIVA.

    ResponderExcluir
  50. muinto bom e muinto profundo amei que o senhor continue abençoando o seu ministerio.

    ResponderExcluir
  51. Eu simplesmente amei, sem palavras para lhe agradecer, nunca imaginei que era assim eu só ouvia alguns pregadores falar mas não falavam assim por completo! Obg, seja ainda mais abençoado.

    ResponderExcluir
  52. ola a paz do senhor sou PR divino Antenor quero parabenizar o professor pelo estudo que e fantástico maravilhoso muto bom mesmo. quanto aos críticos estão cumprindo o papel deles só sabem criticar sem apresentar soluções, quem quer saber a fonte estude a bíblia sagrada. e também a estoria dos judeus deixa de ser preguiça de lado vai estudar parabéns professor o estudo esta perfeito DEUS te abençoe em cristo jesus.

    ResponderExcluir
  53. Muito bom o estudo,mas a escritura não diz que a igreja é a noiva do Cordeiro
    Apocalipse 21: 2. Vi também a Cidade Santa, a nova Jerusalém, que descia dos céus, da parte de Deus, adornada como uma linda noiva para o seu esposo amado.
    Apocalipse 21: 9. Então, um dos sete anjos que traziam as sete taças cheias dos sete últimos flagelos aproximou-se e me orientou: “Vem, eu te mostrarei a noiva, a esposa do Cordeiro!”. 10. E ele me conduziu no Espírito à parte alta de uma montanha, e revelou-me a Cidade Santa: Jerusalém, que descia do céu da parte de Deus. Mas a comparação realmente é linda,mas a noiva é a nova Jerusalém!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. *Adornada como... não que dizer que é (é apenas uma comparação). Com certeza a noiva é a Igreja. Paulo fala sobre isto em sua carta aos Corintios: "Como Cristo amou a igreja"

      Excluir
  54. Graça e paz a todos!
    Realmente, a ausência de referências se faz presente.
    Se a parte dos 07 anos (que nós conhecemos bem como 1000 anos) nos faz refletir sobre a fidelidade da compreensão textual. Isto nos faz indagar sobre o restante. Mas, sem dúvidas que o texto nos ajuda a compreender sobre costumes do mesmo, se estes claro, forem da mesma natureza descrita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Evangelista joanito silva a paz apostolo bom esse estudo muito interessante eu tenho a mesma visão que o apostolo acerca dos 7 anos da igreja no céu porque será 3 anos e meio de tribulação e mais 3 anos e meio de grande tribulação e nesse período os salvos no arrebatamento estará no céu com o noivo após os 7 anos então. O noivo voltara para estabelecer o seu reinado na terra esta correto a sua linha de raciocínio parabéns continue abrindo o entendimento através do ESPIRITO SANTO aqueles. Que estão cegos

      Excluir
  55. Paz pastor bom dia, gostaria de tirar uma dúvida, a noiva tinha que ter oleo na lâmpada ou azeite ?

    ResponderExcluir
  56. A paz do Senhor, gostaria de agradecer pelo lindo estudo, ajudou muito no meu ministério.

    ResponderExcluir
  57. Passaremos mil anos no céu, ou seja um dia profético

    ResponderExcluir
  58. É curioso ler sobre tradições judaicas escritas por cristãos, porque, em geral, eles relatam corretamente ,mas a partir de um certo ponto começam a interpretar de acordo com sua conveniência.
    Senão, vejamos. O texto diz que Jesus(Yeshu Ha-Notzri) era judeu nato, crescido, praticante, etc. Ok.
    O texto diz que, na época, "não existe{existia} entre judeus tal coisa como namoro(...) Casamento para eles era uma matéria legal, estabelecida por contrato" . Exato. Era obrigatório.
    Então, Yeshu, na época, tinha cerca de 30 anos, quando ressurgiu após 18 anos inexplicavelmente desaparecido.
    Nunca explicado na Bíblia cristã, mas para nós não é difícil entender. Com 30, na época, um homem Judeu já deveria estar casado há bastante tempo. Pelo menos há uns 6 anos. A não ser que fosse faygelah(gay) o que na época, pela Lei, seria condenado com pena de morte. Então, gay ele não era.
    O Talmud recomenda que um homem Judeu se case aos 18 anos, ou algo entre 16 e 24 anos. Estamos falando da tradição numa época muito mais rígida que hoje, onde as obrigações ainda são grandes entre os judeus.
    Então, como se explica Yeshu Ha-Notzri, um judeu praticante, não ser casado aos 30 anos?
    Por que nada disso é tratado no texto?
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um judeu para se manifestar como mestre tinha que ter maior idade que para o judeu na época de Jesus era 30 anos, razão pelo qual ele aparece em cenario a partir daí...

      Excluir
    2. Paulo também não era casado, e mesmo assim continuou frequentando os lugares judaicos.

      Excluir
  59. Muito bom edificante e informante, tenho certeza de que pesquisou muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou maravilhada com esse ensinamento.pois gostaria mesmo de saber como era o casamento Judaico.muito lindo o ensinamento e necessário ensina em nossa igrejas nos dias de hje.para o cristão entender o significado.e comparado da igreja e do noivo Jesus Cristo.vira buscar a sua noiva.eu pelo menos quero aprender.tremendo.

      Excluir
  60. Não pude conter as lágrima, a medida em que lia CASAMENTO NOS TEMPOS DE JESUS.
    Que o Senhor Jesus continue a te usando!

    ResponderExcluir
  61. Muito bom mesmo esse estudo, muito esclarecedor, meus parabéns

    ResponderExcluir
  62. Muito bom mesmo esse estudo, muito esclarecedor, meus parabéns.

    ResponderExcluir
  63. Olá, meu nome é Daniella Macleod, sou de Phoenix, EUA. Eu li um post-comentário on-line de um jornalista baseado em Los Angeles revela como ele permaneceu Curado ereção frágil e ejaculação rápida 2 meses depois de sua esposa deixou-o e ele também disse Dr. JOSEPH UGO faz sua ex-esposa retornar depois de 2 anos de separação . Eu entrei em contato com o mesmo Dr. JOSEPH UGO por causa dos meus desafios na vida, eu tenho essas intenções poderosas que as coisas vão funcionar para mim, eu acreditava em testemunhos são provas da vida real. Percebi que seria bom compartilhar aqui, pois sei que isso inspirará os outros também.
    Tive a sorte de encontrar feitiços de magia negra
    Não tenho certeza se poderia ter feito isso sem ele. Eu teria desistido e acreditava que porque meu marido estava vendo outra pessoa e ele disse que estávamos prontos. Depois que o Dr. JOSEPH UGO almoçou um feitiço do Amor Mágico, meu marido me ligou no celular e voltou para casa. Muito obrigado por trazer de volta o meu marido para casa depois de 3 anos de separação. Estamos eternamente endividados. hoje eu estou testificando com alegria e felicidade para o mundo, entre em contato com o senhor doutor Ugo agora se você precisar
    Love Spells Win-Back Ex amante
    Sucesso e promoção mágica
    amuleto de sorte
    resolução de maldição
    Solução de problema de divórcio
    solução para doenças e enfermidades do corpo
    ambição política
    limpeza espiritual
    magia da fertilidade
    decretando magia
    soletrar loteria

    CONTATO -E-mail: doctorjosephugo@gmail.com
    WhatsApp: +34631686040

    ResponderExcluir
  64. Olá, meu nome é Theresa C. Walker, sou do Colorado, EUA. Estou escrevendo este artigo para apreciar o bom trabalho do Senhor Doutor Joseph Ugo que me ajudou recentemente a trazer de volta o meu marido que me deixou por outra mulher sem motivo para os últimos anos. Depois de ver um post de uma mulher na internet, testemunhando como ela foi ajudada pelo doutor Joseph. Eu também decidi entrar em contato com ele para pedir ajuda porque tudo que eu queria era que eu conseguisse o meu marido, felicidade e ter certeza de que meu filho cresceria com o pai dele. Estou feliz hoje que ele me ajudou e posso dizer com orgulho que meu marido está agora comigo novamente e agora ele está apaixonado por mim como nunca antes. Você está precisando de alguma ajuda em seu relacionamento, como receber de volta seu homem, esposa, namorado, namorada, ganhar de loterias, cura herbal para doença ou promoção de emprego, telespectadores lendo o meu post que precisa de alguma ajuda sobre qualquer desafio de vida deve contatá-lo.
    CONTATO -E-mail: doctorjosephugo@gmail.com
    WhatsApp: 34631686040

    ResponderExcluir
  65. A Paz do senhor amados!!!!! Parabens ao amado irmão que postou o estudo pautado na Palavra de Deus que é a inesgotável fonte para os que estao em Cristo Jesus e conhece a sua Palavra. O impressionante de tudo, é que hoje tem que ter titulo/rotulo/qualificação/posição HUMANA para fazer valer os seus conceitos de fé. Quando na verdade diante de Deus em primeiro lugar se faz valer a TEOCRACIA que foi abandonado por muitos para buscar as qualificações acima e ganhar crédito diante da sociedade corrompida que certamente ouvirá o que quer e não o que precisa ouvir e que representa a igreja de laodicéia que deixou Jesus do lado de fora a bater para dar uma nova oportunidade. Temos que representar Filadélfia. Que o Senhor nos oriente por misericórdia!!!!

    ResponderExcluir
  66. maravilhosa essas informações.. vou fazer um discipulado com a minha c´pelual e vamso trabalhar o livro de MATEUS.. E issovai me ajudar muito...
    muito obrigado..Deus oabençoe..

    ResponderExcluir
  67. Foi a Melhor explicação que Eu vi até agora, depois de Anos de Procura na Internet

    ResponderExcluir
  68. Muito bom o texto e tem coerência com os textos bíblicos e passagens , porém , sem fonte fica dificil passar adiante este excelente estudo. Grato

    ResponderExcluir
  69. Muito bom o estúdo você está de parabéns!

    ResponderExcluir
  70. Bem, o conteúdo e bom; mas,as fontes são necessárias !

    ResponderExcluir
  71. Muito bom estudo me ajudou bastante no entendimento da parabola das virgens.

    ResponderExcluir
  72. As fontes é so pesquisar a cultura judaica.eu em!

    ResponderExcluir
  73. Muito lindo.
    Da pra ter uma nova ideia sobre o encontro com o noivo.
    Jesus e maravilhoso.
    Gloria a Deus por seu amor e fidelidade.
    Maranata. Vem Senhor Jesus.

    ResponderExcluir
  74. QUAL É A FONTE DESSE ASSUNTO AMIGO??

    ResponderExcluir
  75. Parabéns pela interação no artigo. Posso recomendar https://bibliotecadopregador.com.br/o-casamento-na-biblia-e-seus-costumes/

    ResponderExcluir
  76. Não deixe nada incomodá-lo quando o Dr.EDEDE estiver lá para ajudá-lo a entrar em contato com ele para o seguinte >>>>>>>

    1. Traga seu marido de volta
    2. Traga sua esposa de volta
    3. Traga seu namorado de volta
    4. Traga sua namorada de volta
    5. Ganhe na loteria
    6. Promoção de escritório
    7. Ajude-a a engravidar se ela procurar o fruto do útero.
    8. Cura completa de qualquer tipo de doença.
    9. Compromisso de casamento
    10. Ajude você a ganhar qualquer suíte legal (culpada ou inocente) e entre outras.
    Em resumo, entre em contato com o Dr. EDEDE hoje para quaisquer problemas que o incomodem, porque amanhã pode ser tarde demais ... Não deixe nada incomodá-lo quando o Doutor EDEDE estiver lá para ajudá-lo. Entre em contato com ele hoje através de sua

    email: Ededetemple@gmail.com
             OU
    WhatsApp: + 2 3 3 2 3 5 8 8 7 8 2 5

    ResponderExcluir
  77. A paz, excelente estudo, certamente inspirado pelo Espírito Santo de Deus para nos levar a compreensão do arrendamento da igreja. Parabéns ao autor.

    ResponderExcluir
  78. Gostaria que me ajudasse num assunto: o amigo do noivo.
    Citado por João Batista, que se diz não ser o noivo, mas o amigo e que se alegrava com a voz do noivo. Isso me remete ao Espírito Santo hoje, como sendo o amigo do noivo, que está com a igreja (noiva) e aguarda a volta do noivo. Não consegui ver essa relação nesse estudo, embora fosse a que estava procurando, confesso que no mais me foi muito abençoador.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite hoje o nosso amigo é quem mantém aquecida a nossa relação com o noivo naquela época o noivo só iria ver a noiva no dia do casamento assim é hoje cerca de dois mil anos se passaram desde o dia que ele disse vou preparar lugar e quando tiver pronto voltarei e vos receberei para mim mesmo para que onde estou estejais vós também e naqueles dias o noivo escrevia carta e mandava para a noiva através de seu amigo hoje ele se relaciona com nosso também através de cartas que a nossa chegou mediante a inspiração do nosso amido a palavra de Deus dentre essas cartas posso destacar algumas que mantém aquecida nosso relacionamento leia por favor espero que elas fale ao seu coração AP CAPÍTULOS 2 E 3 meu amigo tem entrego essas sete cartas que o amigo do noivo trouxe para nós que o nosso relacionamento com o noivo esteja aquecido através do nosso amigo é amigo do noivo a saber o Espírito Santo Deus te abençoe

      Excluir
  79. Quero que todos saibam o quanto sou grato pela restauração do meu casamento com a ajuda de um feiticeiro chamado Dr.Akhere. Ele é ótimo e único, consegui o contato dele aqui online a partir de depoimentos que li sobre ele ... eu disse a ele meus problemas e ele lançou um feitiço de amor que trouxe meu marido de volta para mim depois que ele me traiu e quis o divórcio, para minha maior surpresa meu marido veio com um carro novo marrom que ele acabou de comprar para mim, esta é a melhor coisa que já aconteceu comigo e agora estamos vivendo muito felizes juntos. Dr.Akhere está lá para responder ao seu problema de relacionamento e qualquer problema espiritual. entrar em contato com ele no e-mail: Akheretemple@yahoo.com, você também pode adicioná-lo no WhatsApp +1(315)316-1521

    ResponderExcluir
  80. Pelo amor de Deus! Um estudo sobre a palavra de Deus e essas pessoas vêm falar de "bruxos e feiticeiros"? Povo sem noção!!!

    ResponderExcluir
  81. Meu nome é JANE e sou da França, casado e com três filhos. O nome do meu marido é GOMEZ. Nós nos casamos em 2008. Nosso casamento sempre foi indo tão bem, meu marido era um homem muito amoroso e atencioso, até que aos poucos meus sonhos de um lar tranquilo se despedaçaram quando uma mulher má entrou na vida de meu marido. No começo eu pensei que eles eram apenas amigos, meu marido até a traz para casa às vezes para jantar conosco. Mal sabia eu que ela estava procurando uma maneira de manter meu marido longe de mim. GOMEZ saiu de casa de repente para passar a morar com sua amante, chorei e tentei de tudo para trazer meu marido de volta, mas sem sucesso. Meus filhos até ligavam para ele às vezes, implorando para ele voltar para casa que sentiram sua falta, ele vai desligar e ameaçar as crianças para nunca mais ligarem para ele. Eu sabia que algo estava errado, meu marido me amava muito e os filhos, ele nunca faria isso. Continuei chorando dia e noite até ouvir sobre o feiticeiro, Dr.SUNNY. Imediatamente o contatei, ele me garantiu que meu marido voltará, que está sendo enganado pelo amante, ele me disse o que eu faria e fez alguns feitiços. Poucos dias antes do meu encontro com o Dr.SUNNY, meu marido tirou suas coisas da casa de sua amante e voltou para casa, as crianças pularam sobre ele quando o viram, com lágrimas escorrendo pelos meus olhos, meu marido se desculpou e me disse o quanto ele foi. Graças ao Dr.SUNNY, minha família está completa novamente. Se você estiver enfrentando qualquer tipo de problema de relacionamento, entre em contato com o Dr.SUNNY para uma solução rápida. Email: drsunnydsolution1@gmail.com ou Whatsapp / Viber: +2348082943805

    ResponderExcluir
  82. Muito bom entendi completamente...
    Nao leio as coisas pra tentar debater pois contra a verdade so a verdade...
    Glória a Deus!

    ResponderExcluir
  83. Já tinha lido outro artigo sobre o respectivo tema.este não deixa em nada a desejar parabéns

    ResponderExcluir
  84. Excelente estudo, me ajudou muito na elaboração de um sermão na ceia do Senhor, sobre o título " Ate que Ele venha". Bem explicativo.

    ResponderExcluir
  85. Axelente texto. Ótimo drama de um romantismo antigo. Expirador!

    ResponderExcluir
  86. Meu nome é Shaly Mills, moro na Suécia. Minha vida voltou!!! Depois de 2
    anos de casamento desfeito, meu marido me deixou com dois filhos, senti
    como acabar com tudo. Encontrei vários testemunhos sobre isso
    conjurador de magia específico. Algumas pessoas testemunharam que ele trouxe seus
    Ex-amante de volta, alguns testemunharam que ele restaura útero, cura câncer e
    outras doenças, alguns testemunharam que ele pode lançar um feitiço para parar
    divórcio e também como ganhar na loteria e assim por diante. Foi muito incrível, eu também
    me deparei com um testemunho em particular, era sobre uma mulher chamada
    Lara, ela testemunhou sobre como ele trouxe de volta seu ex-amante em menos
    mais de 2 dias, e no final de seu depoimento ela deixou o e-mail dele.
    Depois de ler tudo isso, resolvi experimentar. Em apenas 48 horas,
    meu marido voltou para mim. Resolvemos nossos problemas e estamos até
    mais feliz que nunca. Dr.ibinoba você é um homem talentoso e eu não vou parar
    publicá-lo porque ele é um homem maravilhoso. Se você tem um problema
    e você está procurando um lançador de feitiços real e genuíno, experimente-o
    a qualquer momento, ele é a resposta para seus problemas.
    E-mail:: dromionoba12@gmil.com ou WhatsApp:+2348085240869

    ResponderExcluir
  87. Acabei de recuperar meu ex-marido com a ajuda dos especialistas em feitiços de amor do Dr. ibinoba.
    Meu nome é Emily Sarah sou de Tx, EUA. Meu marido me deixou por outro
    mulher, Isso foi apenas 3 anos do nosso casamento. A coisa mais dolorosa
    é que eu estava grávida do nosso segundo bebê. Eu o queria de volta. Eu fiz
    tudo ao meu alcance para trazê-lo de volta, mas tudo foi em vão, eu
    queria tanto ele de volta por causa do amor que eu tinha por ele, eu implorei
    ele com tudo, fiz promessas, mas ele recusou. Eu expliquei meu
    problema para minha amiga e ela sugeriu que eu deveria entrar em contato com um
    lançador de feitiços que poderia me ajudar a lançar um feitiço para trazê-lo de volta, eu tinha
    não há escolha a não ser experimentá-lo. Eu mandei uma mensagem para o lançador de feitiços chamado dr
    ibinoba, e ele me garantiu que não havia problema e que tudo
    vai ficar bem antes de 48 horas. Ele lançou o feitiço e surpreendentemente
    48 horas depois meu marido me ligou. Fiquei tão surpreso que respondi ao
    ligar e tudo o que ele disse foi que sentia muito por tudo o que tinha
    aconteceu Ele queria que eu voltasse para ele. Ele também disse que me amava tanto
    Muito de. Fiquei tão feliz e fui até ele foi assim que começamos a viver
    juntos e felizes novamente. graças ao dr ibinoba. se você está aqui e seu
    O amante está te rejeitando, ou seu marido se mudou para outra mulher, faça
    não chore mais, entre em contato com o Dr.ibinoba para obter ajuda agora..Aqui seu contato,
    WhatsApp para ele: +2348085240869
    Envie um e-mail para: dromionoba12@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse estudo foi de grande valia para mim fiquei tão feliz em adquirir sabedoria sabendo que Deus é tão maravilhoso e usa pessoas abençoadas pra nos ajudar estudo maravilhoso, achei o máximo que Deus continue te abençoando...parabéns

      Excluir
  88. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  89. BOA NOITE DE PAZ DE CRISTO A TODOS, PRA MIM QUE SÓ GOSTARIA DE ENTENDER SOBRE O CASAMENTO ESTÁ ÓTIMO, ESTOU CANSADA DE ALGUNS DIZER QUE O CASAMENTO SÓ É VÁLIDO NO CÍVEL, E AQUI EU TIREI MINHAS DÚVIDAS SOBRE O CASAMENTO NA BÍBLIA, CASAMENTO É A CONCORDÂNCIA ENTRE 2 PESSOAS QUE DICIDEM TER UM COMPROMISSO DE UM PARA COM OUTRO, NÃO DESPREZANDO O CÍVEL, MAS ANTES DO CÍVEL TAMBÉM EXISTIA CASAMENTO E ERA UM ACORDO ENTRE FAMÍLIAS. HOJE TEMOS O CÍVEL PARA SER RECONHECIDOS PELA A SOCIEDADE E NÃO MAIS EXISTIR POLIGAMIA E O CÔNJUGE PASSAR A TER DIREITOS LEGAIS.
    O CASAMENTO CÍVEL NO BRASIL TEM APENAS 130 ANOS

    ResponderExcluir
  90. Oi, estou tão feliz e cheio de ALEGRIA. Meu nome é Gordon Rees e trabalho como motorista de táxi. Adoro jogar na loteria, mas não ganhei nenhuma soma enorme, exceto algumas libras. Decidi procurar ajuda online sobre como posso ganhar muito porque tenho jogado na loteria nos últimos 10 anos. Então, eu vi um post sobre o Dr Ibinoba que é especialista em feitiços de loteria. Entrei em contato com ele e ele me contou tudo sobre como fazer o feitiço para mim e eu concordei. Ele preparou um feitiço de loteria para mim e dentro de 3 dias, ele me deu os números para jogar na loteria que eu fiz e depois de 2 dias, me disseram que ganhei a soma de 1 milhão de libras no jogo de loteria que joguei. Fiquei surpreso com isso e tive que verificar tudo antes de acreditar que era o vencedor de 1 milhão de libras e, desde então, minha vida mudou e estou muito feliz vivendo a vida dos meus sonhos. Se você precisar de ajuda para ganhar seu jogo de loteria, WhatsApp Dr Ibinoba em: +2348085240869

    ResponderExcluir
  91. Olá a todos, meu nome é Elena Antonio. Por algum tempo, meu marido estava morando em outro apartamento devido à pressão do trabalho e estávamos muito felizes juntos, embora ele tenha ficado longe de nós por alguns meses. Mal sabia eu que um colega de trabalho já estava tendo um caso com ele, o que fez meu marido pedir o divórcio contra mim do nada. Eu sabia que algo estava errado porque nunca tivemos que brigar ou discutir tanto para fazê-lo ir embora. Fiquei traumatizado e procuro ajuda para lidar com a situação que me levou ao DR ISIKOLO pelos elogios que as pessoas lhe deram online. Discutimos longamente e ele disse tudo o que eu precisava saber sobre o que aconteceu e o devido processo para corrigir os problemas. Ele cumpriu suas promessas e me devolveu meu marido e o processo de divórcio foi cancelado. Agora meu marido está de volta em casa para nós e estamos felizes juntos. É realmente incrível como as pessoas podem genuinamente ajudar outras pessoas quando precisam. Ele pode te ajudar também. Basta enviar uma mensagem de texto para ele via WhatsApp +2348133261196 ou enviar um e-mail para: isikolosolutionhome@gmail.com

    ResponderExcluir
  92. Estou muito feliz hoje com minha família. Meu nome é Bianca Bethune morando no CANADÁ Meu marido me deixou por bons 4 anos e eu o amo tanto que estou procurando uma maneira de recuperá-lo desde então tentei muitas opções, mas ele não voltou, até que eu o conheci um amigo que me lançou ao Dr IBINOBA um lançador de feitiços que me ajudou a trazer de volta meu marido depois de 48 horas ... Eu e meu marido estamos vivendo felizes juntos hoje DR IBINOBA é um bom homem, você pode entrar em contato com ele. qualquer pessoa séria que se encontre nesse tipo de problema para contatá-lo agora, uma solução rápida sem estresse, agora eu o chamo de meu pai. whatsapp +2348085240869,E-mail: dromionoba12@gmail.com

    ResponderExcluir
  93. Oi pessoal. Recentemente, vi um testemunho sobre o Dr.Ibinoba em um blog que visitei para problemas de relacionamento e aconselhamento de namoro porque tenho tido sérios problemas com meu namorado e estamos namorando há nove meses, ele mudou de repente, ele não estava devolvendo meu ligações, ele começou a me trair, ele estava me machucando de muitas maneiras que eu nunca pensei ser possível e eu apenas pensei que deveria tentar talvez por algum tipo de desespero ... e eu entrei em contato com o Dr. suas consultas e solução foram um pouco fáceis e estranhas e eu estava um pouco assustado porque eu li e ouvi muitas histórias de lançadores de feitiços falsos, golpes e eu nunca acreditei em mágica.. Eu joguei com um pouco de esperança e acredito e eu enviei algumas coisas depois de tudo e funcionou como um milagre, tudo foi para uma direção totalmente nova e é incrível ... eu acredito que foi tudo de boa fé que me fez ler esse post em particular naquele dia fiel .. espero ele poderia ajudar outras pessoas também como ele fez por mim, você pode contatá-lo no WhatsApp: +2348085240869, Email: dromionoba12@gmail.com.

    ResponderExcluir
  94. Olá a todos, eu sei que alguém está lendo isso, meu nome é Dena Osco de Leicester City UK, quero compartilhar um ótimo trabalho de um lançador de feitiços chamado Dr Ibinoba Omion. Meu marido e eu tivemos uma briga que levou ao nosso divórcio, mas quando ele me deixou uma parte de mim foi embora com ele e eu fiquei muito triste e chorei o dia e a noite. eu estava procurando algo online quando vi pessoas testemunhando seu ótimo trabalho e decidi tentar, fiz tudo o que me disseram para fazer e ele me garantiu que depois de 48 horas meu marido voltaria para mim, depois da minha surpresa um carro parou na frente da minha casa e era meu marido, estou muito feliz até hoje. Entre em contato com o Dr. ibinoba hoje, pois ele também pode ajudá-lo com qualquer dúvida que possa ter. Entre em contato com ele em dromionoba12@gmail.com OU WhatsApp para ele +2348085240869 e acredito que ele também não o decepcionará.

    ResponderExcluir