Quem sou eu

Minha foto
Apóstolo de Cristo, Doutor em Teologia. Secret.Geral do Conselho Apostólico Brasileiro. Presidente da RAMC-Brasil, Rede Apostólica de Ministérios Cristãos, Presidente da Comunhão Cristã - Igreja Apostólica. Vice-Presidente para o Brasil da CONELA - Confederação Evangélica Latino Americana.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

O Profeta e seu Caráter.


Prov. 29:18 Onde não há profecia, o povo perece...

Mat. 11:13 Pois todos os profetas e a lei profetizaram até João.

Matt. 11:11 Em verdade vos digo que, entre os nascidos de mulher, não surgiu outro maior do que João, o Batista; mas aquele que é o menor no reino dos céus é maior do que ele.

Temos visto em nossos dias a grande restauração que Deus tem promovido, quanto aos cinco ofícios ministeriais de Ef. 4:11.

Quero abordar nesta matéria, especificamente o ministério do Profeta, visto estarmos diante de grande oportunidade, para elucidar o papel do Profeta no Novo Testamento.

Entendo que o Profeta carrega consigo, a bagagem necessária para estabelecer, ou ativar o ministério profético entre os irmãos, já que a Palavra de Deus nos assevera claramente que 1Cor. 14:31 ... todos podereis profetizar, cada um por sua vez; para que todos aprendam e todos sejam consolados

Apesar da clareza deste versículo, a transição do ministério do Profeta, do Velho Testamento para o Novo, não tem sido evidenciada na vida de muitos dos que hoje se intitulam Profetas, pois a atitude ministerial destes, deixa claro que não entenderam a diferença entre a Velha e a Nova Aliança.

Vejamos:

No VT os profetas eram visitados, ou descia sobre eles a unção do Espírito Santo, ou ainda, vinha a eles a Palavra do Senhor, e eles exerciam o papel de porta vozes, mediadores entre Deus e o povo. Qualquer que quisesse se comunicar com Deus, deveria fazê-lo por intermédio do Profeta. Deus falava ao Profeta, e este transmitia as palavras ao povo. O povo buscava o Profeta, e este consultava a Deus, para então trazer uma resposta, uma visão, uma instrução ao povo.

Nos versículos de Mateus 11 mencionados logo acima, percebemos que Deus muda a maneira de se comunicar conosco de forma radical. De fato o NT nos diz que 1Pe. 2:9 ... vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as grandezas daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; Somos então um sacerdócio real, ou seja, uma nação de sacerdotes e reis, e ainda devemos "anunciar", ou profetizar, as grandezas de Deus! Lemos também que "todos podeis profetizar", isso significa que o papel de porta voz, ou meio de comunicação entre Deus e os homens, que o profeta exercia no VT, deve dar lugar a uma geração nova de sacerdotes e reis, de porta vozes do Altíssimo.

Isso fica claro quando lemos que até João Batista, os profetas tinham esse papel, mas depois dele, que era profeta, e era tão grande profeta, que Deus declara que dentre os nascidos de mulher, ninguém o supera, entretanto no Reino de Deus, o menor de todos, é maior que o Profeta João Batista. Isso diz claramente que na Nova Aliança, o papel desempenhado anteriormente apenas pelos Profetas, agora é desempenhado por todos, pelo menos no que diz respeito a estarmos autorizados e livres, para falar diretamente com Deus, e para ouví-lo sem intermediários!

No Novo Testamento, já o Espírito Santo foi enviado, ele é o VIGÁRIO de Cristo, ou substituto de Cristo, e habita em cada cristão nascido de novo, e o capacita a andar na luz, a conhecer a verdade, a manifestar Seu dom, ou seja o dom do Espírito que encontra lugar para fluir nesse cristão! Ele é o nosso "penhor", ou seja, nossa garantia, de que somos filhos, e se somos filhos, já não somos apenas servos, como os profetas do VT. 

Voltando então, o papel do Profeta no Novo Testamento, deixou de ser o de único meio de comunicação com Deus, para ser o de facilitador entre os irmãos, no fluir da profecia entre todos, e ainda o de ser alguém hábil para julgar a profecia, discernir espíritos, e para trazer luz, ou entendimento, sobre o grande fundamento cristão, que é a Palavra de Deus. Creio que o Profeta, compartilha com o Apóstolo, o ofício de esclarecer, trazer entendimento, revelar o fundamento que já foi estabelecido, e é imutável, como lemos em Ef. 2:20, que é entregue aos homens na forma da Palavra de Deus.

Comecei a matéria com a palavra caráter em seu título, com um constrangimento de coração, e uma preocupação de alma, quanto ao fato de enfrentarmos em nossos dias uma verdadeira batalha entre o CARISMA e o CARÁTER!

Muitos, não só se agarram com unhas e dentes à Velha Aliança, onde a palavra do Profeta era digna de um "Ponto Final" - e se acabou o assunto, e tenho dito - como ainda usam e abusam da boa fé do povo, para inclinar por meio de profecias, as vidas, ministérios e finanças do povo, segundo seus interesses pessoais.

Outros ainda, profetizam a Palavra de Deus, que cumpre cabalmente o propósito para o qual foi enviada, e fazem disso a sua própria glória, seu próprio império. Demonstram sempre, nos bastidores proféticos, um caráter duvidoso, que mancha a palavra profética no coração dos que a ouvem. Temos enfrentado dilemas gigantescos com o fato de Deus usar até mulas para fazer proclamar sua Palavra, sua vontade. Digo mulas, me referindo não só ao animal, mas também a alguns que deixam evidente que, naquele dia dirão ao Senhor Mat. 7:22-23 ...Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então lhes direi claramente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade.

Fica muito claro, que apesar de terem profetizado, o CARÁTER destes não os fez conhecidos de Cristo, e aceitos no Reino de Deus.

Mas eles profetizaram sim, e Deus honrou sua Palavra sim, e ela era verdadeira e não falsa, e cumpriu-se cabalmente como fora profetizado!

Conclusão:

A Profecia passará, e ela não habilita ninguém ao Reino de Deus, mas não é porque poderia existir fogo estranho entre nós, que devemos apagar todo fogo, e não aceitar fogo algum, a fim de protegermos os irmãos do mau caráter, visto que o povo pereceria sem a palavra profética, sem a visão do modelo celestial, trazida a nós por boca de profetas, confirmada a muitos, julgada e achada conforme!
Gostei muito do que ouvi nesta Conferência Profética nos bastidores ministeriais: "Os ministérios não são aprovados ou reprovados pela forma como iniciam, mas sim pela maneira como acabam".

1Cor. 3:13 a obra de cada um se manifestará; pois aquele dia a demonstrará, porque será revelada no fogo, e o fogo provará qual seja a obra de cada um


Shalom!